Este artigo visa conscientizar os profissionais das áreas da educação, a importância do ensino de História como disciplina em sala de aula, responsável por construir, reconstruir, narrar, descrever as ações humanas, ou seja, a História é uma narrativa das sociedades, dos grupos ou indivíduos inseridos em seu tempo e espaço como sujeitos históricos responsáveis por todas as transformações sociais. Repensar o ensino de história como disciplina na educação brasileira, ou História como Ciência filosófica e reflexiva, formadora de conceitos, relacionando Historia conhecimento, ou conhecimento histórico nas relações sociais, ou ciência fundamental no processo de ensino e aprendizagem na educação escolar das sociedades, ou História como ciência, e suas probabilidades reflexivas de professores leitores historiadores ou cientistas em geral, a buscarem interpretações, e indagações multilaterais com os mais diferentes olhares relativamente históricos do objeto alem da linha do horizonte, questionando acerca do objeto cruzando informações pré eliminar sobre as fontes documentais oficiais ou não, questionando, criticando, criando selecionando, destruindo se necessário, descobrir estruturas diversas que propicie uma leitura de mundo.
A narrativa histórica é um subproduto do processo histórico e cultural,e essa narrativa e feita de acordo com os laços culturais de quem vive, narra e descreve sobre o objeto seja ele do passado, do presente e porque não do futuro. Então se a historia é uma narrativa podemos afirmar que todo o processo histórico esta em constantes transformações, e a veracidade histórica esta relacionada aos olhares e bases culturais de quem vê escreve e narra. “Neste sentido estamos convencidos de que a historia se limita ao”?”ponto de interrogação.
O estudo da Historia como ciência, tendo em vista que certos eruditos com visões controvertidas, em relação às ações já estabelecidas dentro do sistema sócio-cultural e histórico, e a oportunidade de conhecer os verdadeiros sentidos dos fatos, sejam eles históricos de um passado, vivido por sujeitos em seu tempo ou históricos de um presente, que certamente perpetuará num futuro, como marco de um processo pré-estabelecido. A verdade é que o conhecer, o descobrir o que aconteceu em diferentes lugares e períodos da historia, leva sujeitos que vivem a historia do seu tempo, sejam eles educadores, alunos, pensadores ou intelectuais das mais diversas áreas do conhecimento, a serem verdadeiros historiadores responsáveis por mudanças no mundo em que vivem.
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