Menu

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

15 de agosto, dia de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Lages.






O ponto facultativo dá-se em virtude do feriado municipal, 15 de agosto, dia de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Lages. Mas na Secretaria da Saúde, por exemplo, a maioria dos serviços funcionará normalmente

A Prefeitura de Lages estará em recesso na sexta-feira (16). Foi decretado ponto facultativo pela administração municipal. Estão excluídos os serviços essenciais, indispensáveis à coletividade. Na Secretaria de Saúde, por exemplo, basicamente todos os setores trabalharão normalmente, da Farmácia Básica à marcação de consultas. O ponto facultativo dá-se em virtude do feriado municipal, 15 de agosto, dia de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Lages.

Recortes históricos

A devoção à Nossa Senhora dos Prazeres, uma das denominações de Maria, mãe de Jesus, teve início em Portugal por volta do ano de 1590, segundo a Igreja Católica. A disseminação de sua devoção é de origem franciscana. De acordo com o catolicismo, os prazeres, ou alegrias (a Anunciação, a saudação de Isabel, o Nascimento de Jesus, a visitação dos Reis Magos, o encontro com Jesus no Templo quando ele conversava com os doutores da Lei, a aparição de Jesus Ressuscitado e a coroação de Maria no céu) de Nossa Senhora foram escritos por um franciscano.
Conforme a Diocese de Lages, a devoção à Nossa Senhora dos Prazeres na região é tão antiga quanto a cidade-polo da Serra. Registra a história que, a pedido do então governador de São Paulo, D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão, o capitão-mor regente do Sertão de Curitiba, Antônio Corrêa Pinto de Macedo, iniciou uma povoação e capela dedicada à Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, em 1766. A imagem que se encontra no interior da Catedral Diocesana é de madeira, de origem de terras portuguesas. A paróquia foi fundada em 1767, um ano após a formação do povoado.

FOTE: http://www.radioclubedelages.com.br/noticias.php?id_noticia=1056