Menu

domingo, 8 de junho de 2014

História da Copa do Mundo

História das Copas do Mundo de Futebol, grandes decisões, histórico, Copa do Mundo do Brasil 2014, títulos e conquistas das seleção brasileira, curiosidades, Taça Jules Rimet, seleções campeãs, FIFA, dados e informações, maiores goleadas

 Seleção do Uruguai: campeã da primeira Copa do Mundo em 1930
  
História das Copas do Mundo
De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. 
A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).
A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 13 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.
Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.
Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.
Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coreia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.
Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.
Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo foi realizada no continente africano. A África do Sul foi a sede do evento que ocorreu entre os dias 11 de junho e 11 de julho de 2010. A Espanha tornou-se, pela primeira vez na História, campeã mundial.
Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.
Curiosidades sobre a História da Copa do Mundo de Futebol 
- O recorde de gols numa mesma Copa é do francês Fontaine com 13 gols (marcados na Copa de 1958). Já o recorde geral da História de todas as Copas é do brasileiro Ronaldo com 15 gols.
- O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo.
- O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco.
- A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada.
- A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos.
- As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coreia do Sul (2002) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções. A Copa do Mundo da Alemanha de 2006 e da África do Sul de 2010 tiveram o mesmo número de seleções participantes (32).
- As maiores goleadas na história da Copa do Mundo de Futebol foram: Hungria 10 x 1 El Salvador (Copa de 1982); Iugoslávia 9 x 0 Zaire (Copa de 1974); Hungria 9 x 0 Coreia do Sul (Copa de 1954); Alemanha 8 x 0 Arábia Saudita (Copa de 2002); Suécia 8 x 0 Cuba (Copa de 1938); Portugal 7 x 0 Coreia do Norte (Copa de 2010) e Polônia 7 x 0 Haiti (Copa de 1974).
- A maior goleada imposta pela seleção brasileira ocorreu no Maracanã, durante a Copa do Mundo de 1950 realizada em nosso país. No quadrangular final, o Brasil venceu a Suécia pelo placar de 7 a 1.
Os campeões de todos os tempos
Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil (1962) / Inglaterra ( 1966) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália (2006)Espanha (2010).
Sugestões de leitura:
- Os 50 Maiores Jogos das Copas do Mundo - Paulo Vinicius Coelho, Panda Books
- Moderno Almanaque das Copas do Mundo - Gláucia Parreira, Yendis
- Copas do Mundo: Histórias e Estatísticas - Luiz Fernando Baggio Monclar, Axcell Books
- Brasil em Copas do Mundo - Barbosa Filho, Panoramas do Saber.


A Importância da Festa do Pinhão Para a Economia de Lages

Sabemos que a Festa do Pinhão e a maior festa que acontece na Região Sul do Brasil,  já pararam para pensar a importância que isso representa para a nossa História Local? É de suma importância para nossa sociedade, pois resgata a Cultura os hábitos e costumes que só são lembrados na época da festa, a própria Festa do Pinhão tem sua própria História, pois em algum período surgiu, em inicio da década de 70 de uma feira que muitos colonos se reunião para comercializar seus produtos artesanais, vinham de varias partes dos arredores de Lages, e ao longo dos anos foi ganhando mais reconhecimento e aceitação por pessoas de mais longe, que vinham prestigiar e comprar alguns produtos, alem de que que começou a acontecerem apresentações de trovadores, cantores com seus violões e gaitas com estilo gaúcho tornando a feira mais atrativa.
Atualmente a Festa do Pinhão e considerada Festa Nacional, não só pelo seu destaque no cenário nacional propagada  através da mídia, mas pela economia que gira nesses dez dias que movimenta toda a cidade, lotam os hotéis restaurantes e postos de combustíveis, aumentando a demanda de atendentes, com bonificação salarial através de horas extras . Alem de que o comercio recebe uma massa de turistas que querem levar pra casa uma lembrança da cidade berço da Festa do Pinhão, dessa forma a economia sofre uma elevada movimentação de entrada de dinheiro no comercio local, Apesar de que muitas vezes a contabilização da festa se resulta em resultado negativo talvez pela incompetência de organizadores que deixa escapar os lucros contratando shows com valor elevado de mesma forma que os ingressos muitas vezes em alguns shows nacionais escapam da possibilidade de cidadãos assalariados não terem condições de irem a festa, isso gera um publico não tão considerado em quantidade numérica, ou também esse resultado desfavorável seja em consequência de má administração, mas temos que desconsiderar pontos negativos e nos fixar nos resultados positivos de que em alguma edição sobrará dinheiro dos lucros para ser investido na cultura de nossa cidade, e acredito que independente do resultado final na economia seja negativa ou positiva temos que lutar para que nunca fique um ano sem a realização da Festa Nacional do Pinhão, e sempre acreditar que ano que vem será melhor. e principalmente acolher o turista e fazer levar uma boa impressão de nossa hospitalidade identidade do povo lageano.