Desde que os japoneses se instalaram em Santa Catarina a partir da década de 1950, nós tivemos a oportunidade de conhecer uma cultura tão diferente aos nossos olhos. Até esse período tínhamos conhecimento da cultura essencialmente européia, segundo a historiografia inicialmente desde 1870, o Brasil recebeu grande fluxo de imigrantes italianos, alemães, se somente a partir de inicio de 1900 começaram a chegar imigrantes de outras etnias como ucranianos, poloneses e japoneses em 1912. Basicamente a América foi colonizada por europeus, e nossa cultura esta enraizada no eurocentrismo que espalhou pelo mundo sua cultura e seu poder de domínio capitalista, domínio este que é uma conseqüência do imperialismo europeu.
Sendo assim nossa historiografia se preocupou em escrever basicamente sobre o processo de imigração de nações especialmente com cultura européia que vieram para a América. Nesse sentido os povos de cultura não européia, mas sim africanas ou asiáticas ficaram de lado no sentido descritivo relacionado ao processo imigratório, ou de sua contribuição para o desenvolvimento econômico e cultural da região do estado ou até mesmo do Brasil. E meu objetivo como historiados é dar voz aos excluídos ou os menos lembrados não é meu objetivo escrever sobre uma cultura somente quando comemoram o centenário em que chegaram aqui, mas sim fazer um trabalho de análise de sua cultura e contribuição para o desenvolvimento regional nos mais diferentes aspectos da sociedade.
No campo econômico foram grande a contribuição das comunidades nipônicas com o conhecimento e técnica agrícola, especialmente no cultivo de frutas como maçã, pêra, tomate, pimentão e cenoura alho etc. e o clima regional semelhante ao Japão contribuiu para o sucesso da produção a ponto de grande parte ser destinadas a exportação.
No esporte se destaca o Kendo arte marcial japonesa, originária dos antigos samurais, a essência do Kendo (caminho da espada), é disciplina e autoconfiança.
Karatê (arte das mãos vazias), luta que visa total controle do oponente usando técnica, conhecimento filosófico, a base do carateca é caráter, respeito, fidelidade.
Aikido (Ai-armonia, Ki-força, Do - caminho), arte marcial que visa o total controle do corpo, da mente e do espírito, e o objetivo é total controle do adversário usando sua própria força contra ele mesmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário