A independência do Brasil foi um fato histórico, que estava intimamente ligado a outros acontecimentos na Europa, conflito entre as potencias imperialistas européias, Portugal, França, Inglaterra. Etc. Napoleão Bonaparte governava a França, e pretendia invadir os países vizinho, no inicio do século XIX a Europa era um pavio de pólvora. Bonaparte estava com a bola da vez, em guerra com a Inglaterra decretou o bloqueio continental, proibindo os países europeus de comercializarem com a Inglaterra, e quem desobedecesse era atacado por ele, Napoleão pretendia sufocar economicamente a Inglaterra, e obrigou os ingleses a conquistar parceiros comerciais, Portugal poderia ser um aliado da frança, mas tinha um histórico acordo com a Inglaterra, na escolha entre ficar do lado da França e da Inglaterra e lógico que Portugal ficou do lado Inglaterra. Napoleão ordenou a invasão de Portugal, e o príncipe D. João VI, fugiu para a o Brasil, escoltado pelos ingleses, em seguida decretou abertura dos portos que desde então a colônia poderia comercializar com outros países, pondo o fim o histórico pacto colonial que viabilizava a comercialização dos produtos da colônia apenas com a metrópole portuguesa, enfim terminava o pacto colonial e dava continuidade ao processo de independência do Brasil. Já por volta de 1820, em Portugal acontecia a revolução do Porto 1820 obrigou D. João VI a voltar a metrópole deixando D. Pedro ao comando da colônia que certamente com o apoio dos políticos do Brasil articulara mudanças radicais na colônia que conseqüentemente acarretaria na Independência do Brasil em 7 de Setembro de 1822.
Nas margens do Rio do Ipiranga, D. Pedro gritou independência ou morte, será que a partir daquele dia o Brasil deixou de ser colônia portuguesa, ou será que passou a ser colônia Inglesa? De uma coisa temos certeza todas às potencias européias queriam um pedaço do Brasil O processo de independência estava apenas começando? Ou será que teria começado no século XVIII ou XIX. Processo quando nos referimos em história, é algo que acontece e se desenvolve com o tempo e não da noite pro dia, então não podemos afirmar que a partir daquele dia o Brasil se tornou independente.
É importante observarmos que D. Pedro não proclamaria independência nenhuma se não tivesse o apoio das camadas mais favorecidas, burguesia inglesa, e dos grandes proprietários dos meios de produção nos setores econômicos ou lideres políticos portugueses. Foi um evento histórico ou peça teatral que tinha lideres como atores e os bestializados aplaudindo
Nenhum comentário:
Postar um comentário