Menu

domingo, 22 de setembro de 2013

Uma Breve História do Carnaval

O carnaval é um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países, principalmente em países de religiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma, principalmente do domingo à chamada terça-feira gorda. O Brasil é privilegiado sendo reconhecido mundialmente como tendo o melhor carnaval do mundo. , o primeiro carnaval no Brasil surgiu em 1641, promovido pelo governador Salvador Correia de Sá em homenagem ao rei Dom João IV, restaurador do trono de Portugal. Embora o carnaval possua semelhança na música, na dança e folia, o carnaval apresenta características distintas nas cidades em que se popularizou, podemos observar a diferença entre o carnaval da Bahia e o do Rio Grande do sul. O termo carnaval é originaria do latim medieval dos séculos XI e XII, como carnem levare ou carnelevarium, (elevar a carne) em sentido comum significava que na véspera da quarta-feira de cinzas, teriam que suspender a carne, durante os quarenta dias da quaresma nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne.
A própria origem do carnaval é inserta É possível que suas raízes se encontrem num festival religioso primitivo da antiguidade, quando pagãos, homenageavam o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma antiga, ligadas às famosas orgias, regada em muita bebida comida e sexo, já na Grécia o rei Momo era considerado a formas viva do Deus Dionísio, patrono do vinho e da fertilidade, os festejos honravam a colheita da, comemorando com muita alegria, os atos de alimentar-se e beber, elementos indispensáveis à vida.
Os colonizadores portugueses trouxeram a forma mais rude de carnaval para o Brasil, no período colonial e monárquico, se tornou a festa mais popular. Consistia em lançar, sobre os outros foliões, baldes de água, esguichos de bisnagas e limões-de-cheiro (feitos ambos de cera), pó de cal (uma brutalidade, que poderia cegar as pessoas atingidas), vinagre, groselha ou vinho e até outros líquidos que estragavam roupas e sujavam ou tornavam mal-cheirosas as vítimas. Esta estupidez, porém, era apreciada pelo imperador Pedro II, e pela nobreza já no século XX, surgem o lança-perfume, os confetes e serpentinas.
Atualmente o Brasil é conhecido por ter o melhor carnaval do mundo, porém alguns veem com maus olhos, sendo uma festa que consiste em prostituição alimentada pelo turismo sexual estrangeiro, trafico de drogas que alimenta a criminalidade que nada mais é que uma conseqüência da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário