RESENHA CRÍTICA: O SINCRETISMO DE CULTURAS SOB A ÓTICA DA ARQUITETURA VERNÁCULA DO IMIGRANTE JAPONÊS NA CIDADE DE REGISTRO, SÃO PAULO.
Rogério Bessa Gonçalves
Acadêmico: Alciones da Silva Morais
Professor: Sérgio Murilo Schütz
Lages, 14 de outubro de 2008
GONÇALVES, Rogério Bessa. O sincretismo de culturas sob a ótica da arquitetura vernácula do imigrante japonês na cidade de Registro, São Paulo,
Credenciais do Autor
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Resumo da Obra
O presente artigo aborda os métodos construtivos empregados pelos imigrantes japoneses que vieram, em 1918, para a cidade de Registro, na região do Vale do Ribeira do Iguape, no estado de São Paulo. A vinda dessa nova frente de imigração foi incentivada pelo Governo do Estado, com o propósito de promover o processo de colonização, bem como de estimular o desenvolvimento econômico do Vale do Ribeira do Iguape por meio da expansão da cultura do café para a região. As características dessa frente de
imigração são muito diferenciadas em relação às demais, tendo em vista que os que dela faziam parte chegaram ao Brasil como proprietários de terras e com apoio financeiro e logístico oferecido por uma empresa particular japonesa, responsável por gerenciar o empreendimento. Esses imigrantes, portanto, contaram com auxílio de uma complexa infra-estrutura, cujo objetivo era viabilizar a sua missão de desenvolvimento da região. Mesmo tendo essa particularidade lhes proporcionado a liberdade de recriar sua cultura em solo brasileiro, a realidade do novo habitat forçou-os a reinterpretar seus hábitos culturais ante as novas circunstâncias físicas, econômicas e sociais encontradas. A fim de entender esse processo de adaptação, foi realizado um estudo dos métodos construtivos empregados em suas edificações, baseado nos conhecimentos desses imigrantes sobre sua arquitetura tradicional. Essa análise permitiu examinar o longo processo de sincretismo entre a cultura oriental e o conhecimento construtivo vernáculo dos habitantes do Vale do Ribeira do Iguape.
Conclusões do Autor
É fundamental ressaltar que todo o trabalho de pesquisa feito sobre os imigrantes nipônicos e suas relações culturais com o caboclo nativo brasileiro abriu horizontes que propicia, uma complexa reflexão sobre nossa própria identidade, além de que a cultura nipônica a principio era uma implantação necessária até para a própria existência dos grupos de japoneses que aqui chegaram desde 1908, tampouco escolheram o Brasil como moradia, e conseqüentemente, considerando como pátria mãe para os descendentes filhos, e netos enquanto que teve fundamental relevância ao processo desenvolvimentista econômico com base na agricultura, e a busca alternância de cultivo de produtos necessariamente viável ao sistema a
principio de subsistência, e conseqüentemente voltados aos interesses comerciais além de importante contribuição no desenvolvimento cultural, que relativamente teve contribuição para o caboclo e a assimilação de ambas as partes foram crucial até para o próprio processo sucessivo de imigração em larga escala de japoneses para todos os cantos do Brasil. As manifestações culturais visivelmente e aceitas pelos moradores nativos fez surgir um profundo interesse patriótico que consequem definir o Brasil como o melhor lugar do mundo para viver, a liberdade de expor seus princípios tradições e valores, os imigrantes conseguiram romper a barreira de outrora vividas por eles e embarcaram num processo que no inicio foi penoso, porem com seu esforço e dedicação tiveram êxito, sucesso e destaque como cultura aceita por todos os brasileiros.
A troca de experiências construtivas trouxe benefícios para ambas às culturas. Se os imigrantes, por um lado, apoiavam-se nos moradores locais, em seu conhecimento e experiências relacionados às condições naturais da região, concomitantemente, os próprios habitantes locais também aplicavam procedimentos construtivos empregados passados pelos imigrantes. E assimilados pelos caboclos brasileiros ao mesmo tempo em que toda a contribuição do homem nativo brasileiros era apreciada pelos imigrantes nipônicos. Infelizmente poucas moradias estão definitivamente nas suas concepções originais, Com o tempo, foram-se perdendo as originalidades alcançadas e empregadas pelos imigrantes em outrora. Os arquitetos e carpinteiros japoneses possuíam certas habilidades, e ferramentas desconhecidas por nós ocidentais, esses artistas sem nomes, conseguiam arrancar da matéria-prima, o máximo de seu desempenho construtivo. Como os edifícios remanescentes, esses instrumentos e a prática de seu uso caíram no esquecimento dos descendentes. Entretanto, cabe aos pesquisadores a responsabilidade de resgatar este aspecto particular relacionado à história da técnica.
Em última instância e com humildade, este artigo se propõe a inspirar nas pessoas o desejo de conhecer a região, os descendentes e os remanescentes arquitetônicos, testemunhos vivos deste complexo processo de imigração, resultado do esforço desses nipo-brasileiros em viabilizar o projeto no qual depositaram suas esperanças e expectativas.
Metodologia
A abordagem da Pesquisa foi efetuada com levantamento de dados, efetuado pelo trabalho de campo, pesquisas entrevistas e observação, dos aspectos culturais arquitetônicas, envolvendo um levantamento bibliográfico, acerca do processo imigratório Japonês para o Brasil, além de periódicos e documentos de arquivos.
Quadro de referência do Autor
Apresenta um modelo teórico de análise qualitativo sobre a bibliografia levantada. Como livros que trata assuntos da arquitetura, e assuntos relacionados ao processo de imigração japonesa para o Brasil.
Apreciação do Resenhista
Este artigo é extrema importância, para quem trabalha com a educação, pois nos propicia a oportunidade de conhecermos mais um pouco da historia da cultura japonesa arraigada no Brasil, além de que nos inspira um sentimento profundo de levar o conhecimento no campo profissional de atuação seja professor palestrante, pesquisador etc. O objetivo como historiadores é fazer nascer nas mentes e corações das pessoas o desejo de conhecer a região, além de conhecer um pouco da história da imigração japonesa para o Vale do Ribeira do Iguape, mais precisamente para a cidade de Registro São Paulo, o interesse em sobre outros nuleos culturais japoneses que a historiografia regional esta abarcada ao estudo de culturas preponderantemte alemã, italiana européia etc, deixando de lado a cultura oriental em muito lugares do Brasil contatamos os nipo-descendentes, estudarmos a influencia da cultura japonesa, e suas relações nipo-brasileira, e suas contribuições para o desenvolvimento econômico, político e cultural, conhecer um pouca a historia dos descendentes e remanescentes, conhecer a cultura em suma essência nos aspectos arquitetônico, bem como relatos de pessoas testemunhos vivos deste complexo processo de imigração, resultado do esforço desses nipo-brasileiros em viabilizar o projeto no qual depositaram suas esperanças e expectativas
Indicações do Resenhista
O artigo é dirigido aos profissionais, professores e estudantes, ou acadêmicos das áreas das ciências humanas, áreas da educação, ciências sociais, e pesquisadores das áreas que constituem conhecimentos aos processos sociais.
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