Menu

domingo, 22 de setembro de 2013

O ladrão de cincerro

Lages por muito tempo foi à passagem obrigatória dos tropeiros, que levavam os animais para Sorocaba SP, como costume acampavam onde hoje existe a igreja da santa cruz e a cacimba, soltavam os animais para pastarem, os rapazes da vila de lajes como forma de brincadeira, a noite roubavam os cincerros dos animais ou colocavam palha de milho para que os mesmo não fizessem barulhos, e ao amanhecer os tropeiros ao reunir os animais para seguirem viagem, não conseguiam escutar os cincerros dos animais, por isso os lageanos levaram o apelido de Ladrões de cincerros.

Os Lageanos Bois de Botas
A Revolução Farroupilha, foi um dos maiores conflitos que marcou a “História” do Brasil entre as décadas de 1830 e 1840, foi naquele período que forças rebeldes proclamavam a republica a qualquer custo, o conflito durou mais de uma década, a valentia de heróis anônimos teve grande importância para escrever a história de Lages. Pois era em Lages que se formaram um pelotão de cavalaria que seguia para Laguna e Giuseppe Garibaldi esta entre os lideres farroupilha.
Segundo relatos em pleno combate os carros e cachões puxados por bois ficaram atolados no pântano, e a comitiva lageana como um ato de bravura, retiraram a força e foram aplaudidos pelos oficiais militares, e o comandante David Canabarro comentou ao chefe da expedição coronel Serafim de Moura que “seus soldados se demonstraram com tal bravura que pareciam bois de botas”. Com base nisto se refere aos lageanos o apelido de “boi de bota” como sinônimo de heroísmo, bravura e valentia, apesar que para os mais leigos no que diz respeito a origem da cultura local, vê o significado da expressão boi de bota de forma pejorativa, e até desqualificando o cidadão lageano. Atualmente existe um monumento representando a bravura do lageano, o monumento boi de bota e de extrema importância para compreendermos a historia local, foi inaugurada em 10 de setembro de 2002, localizado na Avenida Caldas Junior acesso sul para RS.
Os tropeiros
Os tropeiros que vinham do Rio Grande do Sul em direção a São Paulo, cruzavam todo planalto dos famosos campos conhecido naquele período como continuação dos campos das vacaria, e o governador da capitania de São Paulo propôs ao bandeirante Antonio Correia Pinto, a fundar uma vila como forma de defesa da invasão dos castelhanos. Em 22 de novembro de 1766 é fundada a povoação de Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens, e desde então a atual Lages se desenvolveu tendo como base o trabalho no campo, e a hospitalidade e uma virtude que ultrapassa gerações e se mantém viva nos costumes do nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário