Foi a mais longa revolução brasileira, aconteceu no Rio Grande Do Sul, o conflito durou mais de uma década, é também conhecida por Revolução Farroupilha. Entre as principais causas da revolta estão os problemas econômicos das classes dominantes daquele período. A economia baseada na criação de gado e produção de charque (carne seca), sendo que toda a produção era vendida nas diversas províncias brasileiras, na região nordeste, nas Minas Gerais São Paulo e Rio de Janeiro, porem a mão de obra escrava estavam no auge dos meios de produção agrícola e pecuária e nas minerações, e era utilizado o charque para alimentação dos escravos.
Entretanto a pecuária do sul a produção de charque estava voltado ao mercado interno brasileiro. E conseqüentemente os grandes produtores gaúchos, reclamavam do governo que facilitava a entrada do charque estrangeiro no país a baixo imposto, fazendo baratear o valor final do charque, essa entrada desenfreada de produtos estrangeiros principalmente do Uruguai e Argentina fazia arruinar a economia gaúcha. Os grandes fazendeiros criadores de gado queriam que o governo do Império controlasse ou proibisse a entrada de produtos estrangeiros ao Brasil, alem de pedirem maior liberdade administrativa no Rio Grande do Sul.
A Revolução Farroupilha não foi um conflito que envolvia pessoas das várias classes sociais, mas foi uma revolta dos poderosos ricos que lutavam pelos seus interesses econômicos e políticos, o povo servia apenas como bonecos de fantoches ou bucha de canhões, participavam sobre o controle dos grandes fazendeiros, não existia nenhum interesse dos lideres do conflito em libertar o povo da exploração do governo imperial, ou não lutava pela melhoria de vida da maioria da população que vivia na miséria, eles queria apenas defender seus interesses de garantir lucros e poder político.
O governo do império reagiu severamente, mas não teve força suficiente para sufocar os revoltosos farroupilhas, a rebelião se expandiu por todos os cantos em 1836 foi fundada a Republica Rio-Grandense, também chamada de Republica de Piratini, por volta de 1839 os farroupilhas conquistam Santa Catarina Fundam a Republica Juliana. Somente a partir de 1842 o conflito passa a ser contido, quando o líder militar imperial duque de Caxias entra em contato com os lideres farroupilhas assinam acordo de paz favorecendo os grandes fazendeiros atendiam suas reinvidicações e as autoridade imperiais não puniriam ninguém, será que se fosse um conflito que envolvesse as camadas menos favorecidas terminarias dessa forma?
Nenhum comentário:
Postar um comentário