INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo descrever o fenômeno eclipse solar, em especificamente os últimos, e a possível previsão de quando acontecerá o próximo que pode ser visto no Brasil, como, quando e onde foi mais intenso a visibilidade deste fenômeno que não durou mais do que dois minutos e 23 segundos. O eclipse do dia 11 de agosto foi o 21º de um ciclo de 145, teve inicio em 4 de janeiro de 1639 e acabará em 17 de abril de 3009
O último eclipse total do sol
O último eclipse solar total do milênio ocorreu em 11 de agosto de 1999. Sendo que em 29 de março de 2006 aconteceu o ultimo eclipse total do sol, e o próximo acontecerá no Brasil em primeiro de agosto de 2008, e o próximo só poderá ser visto em 2045.
Como acontece o fenômeno
Durante um eclipse solar total, a Lua posiciona-se entre a Terra e o Sol, ocorre o alinhamento (sol-lua-terra), nesse sentido a lua obstrui a luz do sol e a terra recebe a sombra da lua, deixando à mostra apenas a corona (atmosfera exterior do sol) - um pequeno anel de luz. Na ocasião do último eclipse solar total do milênio a sombra da Lua atravessou a Europa Central, tornando-se o eclipse com maior número de espectadores de toda a história da humanidade, pois atravessará uma das zonas mais populosas do planeta.
Quando aconteceu
Numa quarta-feira do dia 11 de agosto, por volta das 11h06, a sombra da lua atravessará grande parte do território europeu e por volta das 8h06,
a Lua cobrirá o Sol e projetará sobre a Terra um feixe de sombra que se estenderá do nordeste dos EUA (aproximadamente 700 quilômetros ao leste de New York) à Baía de Bengala, na Índia. É o último eclipse solar do milênio. O dia vai virar noite na Inglaterra, França, Alemanha, Áustria, Luxemburgo, em toda a Europa Central, Turquia, Iraque, Irã e Paquistão. O fenômeno – que não será visível no Brasil – acontece dois dias antes de uma sexta-feira 13 e a 142 dias do ano 2000. Cristãos fanáticos acreditam que o eclipse é o indício do "fim dos tempos" pregado na Bíblia. Seguidores de Nostradamus vislumbram o sinal que deverá marcar a vinda do Grande Rei do Terror, anunciada nas famosas Centúrias. Dizem que os extraterrestres já estariam preparando os terráqueos para uma "alteração vibracional do planeta". Astrólogos e esotéricos falam em sérias transformações na Terra e no surgimento de uma nova consciência no homem. Tudo isso viria com o eclipse, também citado nas escrituras dos povos celtas e no Vishnu Purana, um dos textos sagrados do hinduísmo. Indiferente ao fato de que a contagem do ano 2000 só exista para o cristão – no calendário dos islâmicos, chineses e judeus não consta mudança de século nos próximos meses.
A faixa de visibilidade do eclipse é chamada de penumbra. Qualquer pessoa localizada nessa faixa poderá observá-lo, a olho nu (com a proteção de lentes escuras), seja total ou parcialmente. Apenas os observadores situados na região mais central dessa faixa, chamada umbra, terão a visão do fenômeno em toda sua plenitude, como um eclipse total. Por ser a umbra tão estreita e por se deslocar a uma velocidade muito grande, a escuridão provocada pelo eclipse total não durou mais do que dois minutos e 23 segundos. Este eclipse é o 21º de um ciclo de 145, que começou em 4 de janeiro de 1639 e acabará em 17 de abril de 3009
Conjunção planetária em forma de cruz
Embora a Terra registre uma média de dois eclipses solares ao ano – o último que passou pelo Brasil foi em 3 de novembro de 1994 –, os astrólogos consideram o do dia 11 o mais tenso do milênio. Ele desenhará no espaço uma espécie de cruz cósmica, tendo a Terra ao centro; o Sol, a Lua e Urano no eixo vertical; Marte e Saturno alinhado no eixo horizontal. Para a astrologia, Urano, Marte e Saturno são planetas ligados a crises, mudanças e conflitos. "É como se os planetas tivessem guerreando. E será uma batalha feia", avisa o diretor do centro astrológico carioca Astrotiming, Otávio Azevedo.
O ultimo eclipse total do sol
O último eclipse total do Sol foi em uma quarta-feira, 29 de março de 2006. O fenômeno foi visível primeiro na América do Sul. No Brasil, o melhor ponto de observação foi em Natal, no Rio Grande do Norte, às 5h35. O próximo eclipse total do sol deve ocorrer em primeiro de agosto de 2008. No Brasil, entretanto, o fenômeno só deve ser visto novamente em 2045.
Finalmente tendo como referencia sites da internet concluo este trabalho descrevendo de forma especifica sobre os últimos eclipses solares que aconteceram no planeta, como acontece o fenômeno, quando e onde foi mais visível o tempo de duração, a possível previsão de quando acontecerá o próximo, e quando teve inicio e até quando se calcula que irão acontecer os próximos eclipses solares.
Referencia:
Fonte: site de pesquisa www..google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário