Menu

domingo, 22 de setembro de 2013

A História das Festas Juninas

O calendário das festas populares do Brasil tem no mês de junho, um ciclo de muita expressividade, músicas, danças, comidas e rezas, enfim uma grande diversidade de culturas de acordo com o local e as pessoas em suas origens.
A originalidade das festas juninas veio de Portugal. De inicio foram os padres jesuítas portugueses que trouxeram, e inseriram na cultura local brasileira, e logo os índios e os escravos aderiram a elas e as levaram para as ruas e subúrbios. Em 1808, com a chegada da família real portuguesa, as festa se tornaram mais sofisticadas, de certa forma a sociedade brasileira desde então passou a aceitar com grande inspiração e valorização. A Festa do Pinhão é um exemplo que podemos prestigiar valorizando nossa cultura local, observando as manifestações culturais presentes e buscando entender as mudanças que ocorreram com o passar dos tempos.
Por outro lado em sentido religioso católico, a herança portuguesa da nossa cultura atribuiu as festividades a três santos da Igreja Católica. O dia 13 homenageia Santo Antônio, dia 24, São João e 29 São Pedro. Dizem até que por São João ser o mais celebrado dos santos, as festas eram chamadas "joaninas", o que teria dado origem ao nome "festas juninas".
Depois do Carnaval, o evento mais esperado do calendário brasileiro são as festas juninas, que animam todo o mês de junho, estas manifestações estão espalhadas por todo o Brasil e alguns lugares do mundo, com muita música caipira, quadrilhas, comidas e bebidas típicas em homenagem a três santos católicos:. Naturalmente as festas juninas fazem parte das manifestações populares mais praticadas no Brasil talvez por ser um país essencialmente católico. Entretanto associadas às festas juninas nasceram outras festas, portanto em meses diferentes, sem homenagem a santos, mas uma proliferação de expressões culturais européias é o caso de Santa Catarina que constitui uma complexibilidade de culturas e costumes diferentes, constituindo identidade étnica e cultural de colônias locais em suma relação com os países de origem.
As Festas Juninas é um dos mais fortes traços do folclore brasileiro. Com toda modernidade, com tanta "globalização", as Festas Juninas, tem uma tradição que começou na Europa, no século VI, ainda resistem e fazem a alegria de muitos brasileiros de norte a sul. No século VI o Vaticano transformou o 24 de junho numa comemoração cristã, festejando o nascimento de João, que batizou Cristo. Portanto no século 13, Portugal acrescentou mais duas datas festivas: o nascimento de Santo Antonio de Pádua e o dia da morte de São Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário