Menu

domingo, 22 de setembro de 2013

Revolução Francesa, liberdade e igualdade, econômica política e social

Foi um movimento que teve inicio partindo dos ideais de escritores, pintores pensadores, a principio foi um “movimento intelectual”, sendo assim a Revolução Francesa surgiu na França e rapidamente se propagou por toda a Europa e mundo, atingindo os mais diversos lugares e setores do mundo intelectual, que se encontravam afastado até então, e posteriormente a revolução afetou outros setores da sociedade ate então carente de ideais que viabilizasse a busca pela liberdade igualdade entre as pessoas. Alem de que ao contrario do que dizem, a Revolução Francesa foi um movimento de caráter de longa duração que não teve inicio em 1789, mas em varias décadas anteriores de mesma forma que não se restringiu a essa data, mas foi um processo que ultrapassou datas e fronteiras, quando nos referimos aos aspectos históricos propriamente ditos.
O marco inicial e histórico da “História Contemporânea” foi a Revolução Francesa, e as conseqüências foram à queda do antigo regime político, a Monarquia (governo absolutista), alem de que houve o fortalecimento da burguesia com a liberdade de comércio, que conseqüentemente desenvolveram o livre comercio aumentando o poder aquisitivo as camadas inferiores da sociedade que até esse momento, não tinham acesso aos processos e bens de consumo. Enfim os ideais intelecto-revolucionário de “liberdade” atinge os mais diversos setores da sociedade que abria caminho para a modernidade capitalista, e a possível ruptura da dependência econômica das colônias européias em todos os cantos do mundo inclusive o grito de independência das colônias diante do domínio metropolitano. Mas não podemos esquecer que a revolução foi um movimento tipicamente Frances, mas poluiu mentes e corações pelo mundo todo.
Finalmente se liberta de um regime político repressor “autoritário”, quando referimos em liberdade, pense comigo meu caro leitor, se quebra o dogma (verdade) de poder absoluto e divino, destrói todo um conceito que durou vários séculos, e naquele período o conceito de sociedade fortalecer, e se cria o conceito de liberdade, igualdade, fraternidade e direito individual. O sujeito se vê como membro de uma sociedade, e conseqüentemente cada individuo, se identifica como sujeito de uma nação, e o nacionalismo se desenvolve no principio da modernidade e se fortalece ainda mais nos dias atuais.
Leitores façam uso de seus direitos de liberdade, igualdade, responsáveis por elegerem lideres políticos que façam a diferença, trabalhando em causas para o bem da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário