“Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade”.
20 de julho de 1969: O astronauta americano Neil Armstrong se tornou a primeira pessoa a pisar na Lua. Na Terra, milhões de pessoas de todo o mundo assistiram ao acontecimento histórico. Hoje, no museu do Ar e Espaço em Washington, visitantes tem a chance de relembrar o grande dia.
Foi a maior realização do programa Apollo da Nasa, lançado oito anos antes pelo presidente Kennedy.
John F. Kennedy, então presidente dos EUA:
“A nação deve comprometer-se em atingir uma meta, antes que esta década termine, de levar o homem a Lua e trazê-lo de volta a Terra em segurança”.
Nas semanas que antecederam esse discurso no Congresso, em abril de 1961, os soviéticos conquistaram um feito: o astronauta Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem a viajar ao espaço. Era época da Guerra Fria e os americanos tinham que dar uma resposta à altura.
A missão foi um sucesso e a Nasa lançou mais cinco missões a Lua. Mais de 400 quilogramas de pedras da Lua foram coletadas e trazidas para casa.
O plano é voltar a Lua até 2020. A missão chamada Constelação foi lançada há cinco anos pelo ex-presidente americano George W. Bush. O governo Obama já indicou um time de especialistas para avaliar o projeto que tem um orçamento excessivo e pouco apoio da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário