Em alguns meses serão instaladas câmeras de segurança no centro e movimentado bairro coral de Lages, como forma de inibir a criminalidade nas ruas de maior movimentação, acredito que seja necessário, mas também é fundamental um treinamento intenso dos operadores que irão ficar por detrás das câmeras, hoje com recursos tecnológicos cada vez mais modernos, é fácil fotografarem atitudes de pessoas de bem, em situações não tão favoráveis a sua posição na sociedade, poderão colher imagens que podem ser usado por conspiradores sem muita afinidade pessoal tentando prejudicar-lo, questiono que a principio reduzira sim a criminalidade, mas na medida em que os próprios marginais se acostumarem com a novidade de estarem sendo filmados, certamente usarão métodos para que não sejam identificados ou simplesmente continuem praticando crimes sem nem se importar com as câmeras, na maioria das vezes os criminosos são velhos conhecidos da policia ou procurado pela justiça.
Observamos que nas grandes cidades se pratica crimes de assaltos, em agencias bancarias lotéricas, caixas eletrônicos ou estabelecimentos comerciais, furtos e assaltos em plena luz do, sem nenhuma preocupação com as famosas câmeras de vigilâncias, às vezes até os bandidos fazem pose para aparecerem na TV transmitida em rede nacional, ou rede mundial pela internet. Os recursos tecnológicos propiciam qualquer pessoa a acessar câmeras instaladas em diferentes lugares do mundo, em cima de caixa eletrônico para copiarem a senha digitada pela internet, não é essa a segurança que precisamos.
Sentimos revolta quando assistimos crimes de agressão ou assassinato em tempo real pela TV ou internet, ai eu pergunto será que câmeras de segurança diminuirão mesmo a criminalidade? Ou será apenas mais um recurso para que marginais da pior estirpe sejam conhecidos pelo mundo todo, quem são o que fizeram. O sistema os transforma em marginais, a mídia os transforma em mitos, que inspiram mentes e corações vulneráveis de jovens com instinto de rebeldia, e a beira da marginalidade. Em quanto que a burguesia se beneficia com olhos biônicos instalados nas portas de lojas, as periferias da cidade fica a mercê de segurança viaturas aparecem somente quando ocorre um crime grave.
As imagens sempre estiveram presentes em nosso meio, desde as primeiras expressões pintadas em caverna, expressava a vida em grupo, hoje alem das mais diferentes finalidades de exprimir nossos desejos e realizações tem outros objetivos nos espionar, nos prover segurança ou invadir nossa privacidade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário