Menu

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A Origem da Democracia e suas Relações com a Filosofia. por ( Alciones Morais)

Meu amigo leitor, meu objetivo é escrever textos tendo com base fontes históricas, fazendo a narrativa de manifestações do homem em diferentes períodos da História, ou descrever aspectos relacionados ao desenvolvimento do processo social, político, filosófico, econômico e cultural, e nada é mais conveniente do que começar falando do regime político que surgiu na Grécia e conseqüentemente teve influencia na sociedade Romana da antiguidade, e é de grande importância na sociedade brasileira.
A Democracia (governo do povo) é o regime político que surgiu na Grécia antiga mais precisamente na cidade de Atenas por volta do ano 510 a.c a partir das idéias de um legislador chamado Clistemes. No regime político democrático todos tinham direito de participar, das ações políticas das assembléias e dos tribunais, ou seja, todos tinham o direito da palavra, o advogado o juiz os promotores e jurados, mas somente a melhor argumentação prevalecia, o poder da palavra era crucial para decidir a inocência ou a culpa do réu nos tribunais, de mesma forma que a melhor eloqüência prevalecia nas decisões tomadas para a realização de obras públicas.
Na democracia ateniense todos tinham direito de participar nas assembléias e nos tribunais, mas a grande diferença estava na melhor argumentação. Surge, portanto mudança no comportamento psicológico social surge, entretanto a necessidade da lógica do convencimento. Pensar era necessário.
Democracia e suas relações com a filosofia; na verdade houve a necessidade de pensar e elaborar um discurso, dessa forma pode-se notar a importância da filosofia para o desenvolvimento da Democracia, segundo a historiografia por volta do ano 510 a.c já existiam filósofos na Grécia antiga, entretanto viviam isolados nos templos, e nesse mesmo período surgem os sofistas, que na verdade eram os divulgadores da palavra, eles vão para Atenas e ensinam a palavra discursiva ao publico nas assembléias nos tribunais e também vendem conhecimento.
Podemos afirmar que a filosofia surge como conseqüência da democracia, e o ato de pensar raciocinar e formular um discurso que cause impacto e convence a maioria sobre uma “verdade” enriqueceu muitos na antiguidade alem de fortalecer ainda mais as demais ciências como historia sociologia e psicologia.
É meu caro leitor, sabemos que a Democracia é o regime político que está presente em nossa sociedade, e a idéia de ser “governo do povo” é contraditória, pois na verdade poucos tomam as decisões, e a grande maioria não tem outra escolha a não ser aceitar, ou quando se manifestam reivindicando seus direitos como cidadãos são taxados como loucos, é verdade que quem tem o poder da palavra manipula mentes e corações, é o caso do político brasileiro que em seu discurso controla a grande massa da sociedade a votarem a seu favor, e depois de eleito vêem seus leitores de forma inexpressível, insignificante. E eu pergunto se o comportamento do homem de puder é uma questão cultural que herdamos da cultura Greco-romana, ou é um problema que existe desde a antiguidade e ocorre de mesma forma nos dias de hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário