Menu

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A fundação de Lages. por (Alciones Morais)



Meu caro amigo leitor, estamos no inicio da Festa Nacional do Pinhão, como historiador, meu objetivo é escrever um pouco sobre a história da fundação de Lages, pois em um evento de tamanha magnitude, é de grande importância levar até vocês que querem conhecer um pouco da história de Lages informações relacionadas as origem, do povoamento que deu origem a vila e conseqüentemente a fundação da cidade de Lages. Conhecer os costumes culturas e tradições, não teria sentido sem conhecer suas origens, ou refletir sobre todo o processo de transformação que ocorreu dentro do processo histórico. “todo homem transforma o ambiente em que vive”.
Em 22 de novembro de 1766 dava inicio a uma nova povoação denominada Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens, e em 22 de maio de 1771, Lages é elevada a categoria de vila. Inicialmente Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens pertencia a Capitania de São Paulo, somente a partir de 1820, Lajes passou a pertencer a capitania de Santa Catarina. E em 25 de maio de 1860 é elevada a categoria de cidade denominada Campos de lajens, devida abundancia de pedra (arenito), e portanto em 1960 por decreto assinado pelo então presidente Vidal Ramos Junior Lajes passou a ser escrito com “G” no lugar de “J”.
Antes da fundação, Lages era conhecida como a continuação dos campos das Vacarias, o denominado Campos das Lajens era uma região famosa e conhecida por seus vastos campos pastagens, e grande quantidade de gado provenientes das missões guaraníticas.
De acordo com o Tratado de Tordesilhas, tratado assinado em 1494, que estabelecia divisão das terras recém descobertas, entre Portugal e Espanha. Esse tratado foi inspirado pelo papa Alexandre VI, que estabelecia a partilha das terras que ficavam situadas até uma distancia de 370 léguas a oeste do Cabo Verde na Costa Africana, essa região pertencia a Portugal e as que ficavam além daquele meridiano pertencia a Espanha, conseqüentemente depois da descoberta do Brasil foi constatado que a linha que limitava o tratado, ia de Belém do Pará até a cidade de Laguna no estado de Santa Catarina. E a região mais rica e fértil pertencia a Espanha incluindo a cidade de Lages.
A principio a finalidade principal da fundação de Lages seria proteger os fazendeiros tropeiros e viajantes, contra os ataques dos índios ou de animais ferozes, ou criar um ponto de defesa contra as invasões dos espanhóis que estava cobiçando os campos ricos em pastagens e gados alem de que a região era rica em recursos naturais, vastas florestas de araucárias e propicia para a extração de madeiras, rios de água cristalina, condições geográficas favoráveis para o desenvolvimento da pecuária. Um bandeirante paulista de origem portuguesa deslocou-se para a localidade de
Taipas, em morrinhos fundou a o povoamento, e ali começaram as construções feitas de taipas e devido a falta de materiais para as construções mudara-se rumo ao norte nas margens do rio canoas e devido a uma enchente que alagou as construções mudaram-se para a fazenda do então bandeirante a rua correia pinto e onde começaram definitivamente a construção do que seria futuramente a cidade de Lages.

Nenhum comentário:

Postar um comentário