Menu

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A Coxilha Rica

Os caminhos das tropas, ou caminho do Viamão, foi criado pelos tropeiros que começava nos campos de Viamão (RS),. Cristóvão Pereira de Abreu foi o pai do tropeirismo no Sul do Brasil recebeu apoio do governo de São Paulo para encarar a dura tarefa de construir um caminho para o transporte de mulas desde o interior do Rio Grande do Sul até Sorocaba em (SP), onde os animais eram comercializados para serem usados nas minas Gerais.
Por volta de 1730, Cristóvão Pereira de Abreu e seu amigo Francisco Souza Faria fizeram a primeira rota tropeira saindo de perto da Vila de Laguna em direção a Vacarias e Curitiba, não tiveram muito sucesso devido ao caminho ser ruim. Entretanto na segunda tentativa saíram dos Campos de Viamão onde Havia grande concentração de rebanhos de gado oriundo da campanha do Rio da Prata que eram para serem comercializados em Laguna (SC). As mulas ali eram reunidas para seguirem viajem em direção a Sorocaba, e ainda a necessidade de alimento para os escravos das Minas, alem das mulas, grandes rebanhos de gados seguiam juntos para serem comercializados por um bom preço. Sendo assim para controlar o contrabando de produtos vindo principalmente do Uruguai o governo incentivava a criação de gado, a região Sul do Brasil se tornou a maior produtor bovino daquele período.
A região da Coxilha compreende cerca de 100 km de extensão em território catarinense, sendo que grande parte foi construído a partir da mão-de-obra escrava, a mais de dois séculos atrás, corredores de taipas, para que circulassem os animais de forma segura, a região possui grandes pastagens, água limpa e lugares propícios para o pouso por vários dias até que o gado ganhe o peso necessário para o comercio em seu destino. Importantes cidades foram surgindo ás margens do caminho dos tropeiros, casas que seriam usadas pelos tropeiros para pernoites e até o desenvolvimento do comercio local, voltado a atender as necessidades dos viajantes.
Algumas cidades da região serrana de (SC), se desenvolveu devido à grande circulação de tropas oriundas do Rio Grande do Sul em Direção a São Paulo, na verdade ocorria a comercialização por todo o seu percurso e até a fixação de tropeiros nos caminhos por eles passados, entretanto se tornavam comerciantes, pequenos, médios e até grandes fazendeiros ou proprietários rurais, Lages é um exemplo de desenvolvimento pecuário por grande período de tempo em toda sua “História” de mais dois séculos de existência.
Para Saber mais: Revista ABRA & ACHE por (Alciones Morais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário